Como Estudar Matemática para Concursos – 6 Dicas Para Gabaritar a Prova

Existem algumas matérias que com certeza são complexas para estudar, como estudar matemática para concursos é o pesadelo de 8 a cada 10 pessoas.

Essa matéria estimula um verdadeiro caos na mente de concursandos, pois pode ser aplicada às provas das mais diferentes formas, e isso pode estimular grandes confusões.

Ter dificuldades para compreender algumas matérias é algo comum entre todos os concursandos, por isso que você não pode sentir vergonha em admitir que a matemática é um carma em sua vida.

Pelo contrário, quando mais cedo admitir, mais tempo terá para aprender táticas de como estudar matemática para concursos.

Claro que nem tudo é flores, por isso que deve começar por matérias que sejam mais básicas, até chegar as complexas.

Assim, você aprende aos poucos, mas de forma progressiva, sem passar “informações” que de fato se tornam relevantes.

Deseja outras dicas de como estudar matemática para concursos? Veja abaixo.

 1 – Pesquise quais são as matérias de matemática que vão cair no concurso

Antes dar o pontapé inicial na trajetória de estudos relacionados a matemática, é necessário pesquisar quais são as matérias relacionados a mesma que podem  cair no concurso.

Entenda que geralmente os editais compartilham a relação de matérias a serem estudadas, para que com isso aumente sua chance de ir bem.

O fato de você saber quais são as matérias que tendem a ser abordadas a partir das questões da prova, pode facilitar ainda mais os estudos de matemática.

Você ainda evita “desperdiçar” tempo em matérias que não serão exigidas e podem fazê-lo perder o foco – e até diminuir as chances de ter uma boa nota.

2 – Esqueça a calculadora, aprenda a fazer contas de cabeça e sem auxílio

A maioria dos concursos não permitem que você use uma calculadora durante a execução da prova.

Mesmo com questões/contas de diferentes níveis, este tipo de acessório não é permitido em provas oficiais, pois foge da proposta inicial do concurso, que visa testar os conhecimentos de candidatos inscritos no mesmo.

Dessa forma, é interessante que você tenha isso em mente para começar a criar  o hábito de fazer contas de cabeça, não tendo dificuldades quando for realizar a prova do concurso.

Treine o máximo que puder, aprenda fórmulas ou diferentes outras alternativas que facilitam a execução de contas sem usar esse acessório.

3 – Como estudar para concursos resolvendo exercícios 

Ao contrário de outras matérias, a matemática não pode ser “aprendida” com a leitura a respeito dos valores de cada número, a história das fórmulas e outros.

Ocorre que essa matéria exige a prática de exercícios, onde o princípio passa ser a solução de vários problemas, seja com contas básicos ou fórmulas complexas.

Com isso, seguindo a mesma linha de prática citada na dica interior, será preciso treinar o máximo que puder, até que a matéria finalmente seja entendida.

Esses exercícios são basicamente simulados, que permitem avaliar seu conhecimento, mostrando pontos que merecem mais estudos para garantir boa nota na prova.

4 – Aprenda a respeito das fórmulas e tente ao máximo memorizá-las

como-estudar-matematica-para-concursosDependendo do concurso público que pretende fazer, é possível encontrar uma série de questões de nível mais elevado, exigindo uma dedicação muito maior a partir dos estudos.

Inclusive, algumas questões de matemática acabam exigindo o uso de fórmulas de vários “tamanhos” que no caso, devem ser memorizadas.

A memorização dessas fórmulas é crucial, principalmente pelo fato de que esse tipo de conteúdo não existe uma outra técnica para facilitar o seu uso, se não a memorização.

Dessa forma, o ideal é que realize estratégias que facilitam isso e aos poucos deve ir treinamento a mente para recordar as fórmulas em questão.

5 – Tenha atenção, pois isso é crucial ao fazer exercícios de matemática

A atenção e a insistência são dois dos maiores ajudantes das pessoas que estão resolvendo algum problema de matemática.

Tecnicamente, ambos possibilitam que se atente aos cálculos realizados e caso não chegue ao resultado – aqueles expostos nas opções de respostas – será necessário insistir em um novo cálculo.

Entenda que na correria da realização das provas de concursos.

Existe a chance de você cometer algum erro nos cálculos, por isso é necessário ser persistente, prestar atenção nas etapas de execução e se precisar, voltar a estaca zero para solucionar o problema e obviamente, encontrar o resultado mais “apropriado”.

6 – Treine interpretação para que entenda o que o exercício pede

Se você conversar com inúmeros professores de matemática vai escutar de uma grande parte, que essa matéria nada mais é do que o raciocínio lógico.

Existem pessoas que entendem a matemática como um conjunto de números e por isso acabam errando na resolução do problema exposto no enunciado do exercício.

Claro que a matemática não deixa de ser um conjunto de números, mas ocorre que ela não se limita apenas a isso.

Pelo contrário, essa matéria envolve muito raciocínio e principalmente, a interpretação.

É necessário entender o que cada enunciado aborda, para que assim, consiga resolver o problema corretamente.

DICA EXTRA – VAI ESTUDAR MATEMÁTICA? ESCOLHA UM AMBIENTE TRANQUILO

A matemática é por si só um conteúdo complicado.

Neste sentido, quando você começar a estudar matemática para concursos, será mais do que necessário se “fixar” em algum ambiente tranquilo, confortável e com uma boa iluminação.

Isso vai te dar mais facilidades para estudar, não tendo interrupções que possam prejudicar o seu plano de estudos – seja de televisão, celular e outros barulhos.

Esse ambiente precisa ser seu refúgio, para que assim consiga se dedicar a todo e qualquer exercício que precisa resolver.

Entenda que isso é fundamental para auxiliar na interpretação da matemática, que como dito na dica anterior, é uma combinação entre um conjunto de números e principalmente, raciocínio lógico.

A matemática é complicada, mas não impossível de ser entendida.

Caso desejar ter um bom aproveitamento nos concursos públicos, é crucial se dedicar a estudar matemática, assim como outras matérias.

Fique atento e siga as dicas acima, ao qual também podem ser interessantes no estudo geral para o concurso público.

1 comentário em “Como Estudar Matemática para Concursos – 6 Dicas Para Gabaritar a Prova”

Deixe um comentário