A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como
- A) anemia.
- B) beribéri.
- C) diabetes.
- D) escorbuto.
- E) fenilcetonúria.
A alternativa correta é letra C) diabetes.
a) Incorreta. A deficiência de ferro na dieta é a causa mais comum da anemia, nesse caso chamada de anemia ferroprívia. A baixa disponibilidade de ferro acarreta numa menor produção de hemoglobina, pigmento necessário para a síntese adequada de hemácias. Com isso, o número dessas células sanguíneas se torna extremamente baixo, levando a uma grande dificuldade no transporte de O2 até os tecidos.
b) Incorreta. A doença conhecida como beribéri é causada por deficiência na ingestão de vitamina B1, e está associada a problemas cardíacos e motores, derivados de lesões em nervos periféricos.
c) Correta. A questão se refere à diabetes tipo II, que está associada a hábitos alimentares pouco saudáveis, como a manutenção, por muitos anos, de dieta rica em carboidratos. Nesses casos, o indivíduo poderá desenvolver, paralela à obesidade retratada na tirinha, uma perda de receptores para a insulina em seus tecidos. Dessa forma, quando da ingestão de carboidratos, com o consequente aumento da glicemia, o indivíduo não conseguiria transportar a glicose do sangue para as células. O acúmulo da glicose no plasma sanguíneo leva à hiperglicemia característica da diabetes.
d) Incorreta. O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina C. Seus sintomas mais frequentes são sangramento em epitélios de revestimento como a gengiva, fragilidade na implantação dentária e dores nas articulações. Ela está relacionada à deficiências na produção de colágeno, pois a deficiência na ingestão da vitamina C leva a uma diminuição da atividade da enzima prolilhidroxilase. A ação dessa enzima leva à produção de uma molécula de colágeno com estrutura mais resistente.
e) Incorreta. A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva, que se caracteriza pela deficiência na produção da enzima fenilalanina hidroxilase. Essa enzima atua na via de produção de tirosina a partir do aminoácido fenilalanina. O acúmulo da fenilalanina não metabolizada pode causar, entre outras coisas, atrasos no desenvolvimento do sistema nervoso, causando deficiências motoras e cognitivas.