O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependência de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolúveis devem ser incluídas na dieta diária, enquanto vitaminas lipossolúveis são armazenadas em quantidades suficientes para evitar doenças causadas pela sua carência. A seguir são apresentadas as estruturas químicas de cinco vitaminas necessárias ao organismo.
Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é:
- A) I.
- B) II.
- C) III.
- D) IV.
- E) V.
A alternativa correta é letra C) III.
De acordo com o texto, as vitaminas que devem ser incluídas na dieta diária são as hidrossolúveis enquanto que as lipossolúveis são armazenadas e dessa forma não é necessária sua ingestão frequente.
Como é pedida aquela vitamina que necessita maior suplementação, buscamos uma vitamina hidrossolúvel.
Sabendo que os fatores que influenciam na solubilidade de uma substância em água é a polaridade (quanto maior a polaridade da molécula, maior a solubilidade).
Vemos dois grupos de substâncias:
Vitaminas representadas em I, II, IV e V: Apresentam uma cadeia carbônica grande e poucos grupos polares, o que se tem como resultado um baixo caráter polar – nos casos, aqueles que incluem oxigênio – pouco representativos frente ao tamanho da cadeia carbônica. Dessa forma, consistem em substâncias com baixa solubilidade em água e portanto lipossolúveis (solúveis em substâncias apolares).
Vitamina representada em III: Apresenta grupos polares (destacados na figura abaixo) distribuído por toda a cadeia carbônica o que confere a molécula maior caráter polar, sendo assim mais solúvel em água.
Portanto, dentre as apresentadas, aquela que necessita de maior suplementação (hidrossolúvel) é a vitamina representada em III, conforme indicado na alternativa C.
Obs.: A vitamina representada em III consiste na vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, e é provavelmente uma das mais conhecidas, dentre as vitaminas.