Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa
- A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
- B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
- C) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
- D) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
- E) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
A alternativa correta é letra A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
a) Correta. Para Kant, o esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, definida como “a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo”. A filosofia de Kant, portanto, reivindica a autonomia da capacidade racional, como está colocado na alternativa.
b) Incorreta. O texto de Kant defende o uso da capacidade racional como forma de emancipação humana, ao contrário da alternativa, que a apresenta como menor diante de “verdades eternas”.
c) Incorreta. Os conceitos apresentados na alternativa não apresentam relação lógica entre si e de forma alguma remetem ao texto de Kant.
d) Incorreta. A alternativa afirma que o caminho para o esclarecimento é a compreensão de verdades religiosas, mas o texto de Kant deixa claro que o esclarecimento só é possibilitado pelo uso autônomo da própria racionalidade pelo indivíduo.
e) Incorreta. A noção de ideologia como conjunto de proposições racionais que ocultam verdades é característica do pensamento marxista, não constituindo uma preocupação do pensamento de Kant, nem da sua definição de Esclarecimento.