Picasso,P. Les Demoiselles d’Avignon. Nova York, 1907. ARGAN, G.C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
- A) pintura de modelos em planos irregulares.
- B) mulher como temática central da obra.
- C) cena representada por vários modelos.
- D) oposição entre tons claros e escuros.
- E) nudez explorada como objeto de arte.
A alternativa correta é letra A) pintura de modelos em planos irregulares.
a) Correta. A obra Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso, é uma das precursoras do Cubismo, movimento artístico cuja principal característica é representar, em um único plano, diversos planos ou dimensões da realidade.
b) Incorreta. A mulher como temática central de obras não é um fato inédito ou mais explorado a partir do século XX e já estava presente em outros períodos. Basta lembrarmos das madonas e do clássico quadro La Gioconda (também conhecido como Mona Lisa) de Leonardo Da Vinci.
c) Incorreta. Cenas representadas por vários modelos também não são uma novidade do século XX nem uma ruptura com tradições anteriores. Podemos lembrar, por exemplo, dos quadros de Watteau, quase sempre com vários modelos, ou mesmo os clássicos painéis de Rafael como A Escola de Atenas.
d) Incorreta. A oposição entre tons claros e escuros não é uma característica das vanguardas, mas, sobretudo, uma marca do Barroco, que pode ser observada, por exemplo, nos quadros de Caravaggio.
e) Incorreta. A nudez foi explorada como objeto de arte em praticamente todas as épocas. Os pintores do século XX não inauguram essa característica, apenas se apropriaram dela. Lembremos, por exemplo, da clássica releitura da Vênus de Urbino, de Ticiano, por Manet, por meio de sua polêmica Olympia.