Pular para o conteúdo

Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do solo onde elas caíram.

A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será

  • A)
    menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
  • B)
    maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.
  • C)
    maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossíntese das árvores jovens.
  • D)
    igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas árvores maduras restantes.
  • E)
    menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossíntese realizada pelas árvores mortas.

A alternativa correta é letra A)

menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.

A morte natural e queda de árvores afeta temporariamente as concentrações de O2 e CO2 próximas ao solo do local onde caíram em decorrência do processo de decomposição.

Durante o processo de degradação da matéria orgânica contida nos corpos das árvores mortas, fungos e bactérias transformam os compostos orgânicos em substâncias simples (água e sais minerais) que podem ser reabsorvidas pelos produtores depois de incorporados ao solo. Além disso, a decomposição também envolve a liberação de considerável quantidade de CO2 para a atmosfera.

Como o processo de decomposição, além de liberar CO2, é aeróbico (consome O2), haverá uma alteração temporária nas concentrações desses gases junto ao solo. Assim, a alternativa que melhor corresponde ao foco estabelecido pela questão (concentração de O2) é a alternativa A.