Pular para o conteúdo

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para a produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

  • A) Lisossomo
  • B) Mitocôndria
  • C) Peroxissomo
  • D) Complexo golgiense
  • E) Retículo endoplasmático

A alternativa correta é letra B) Mitocôndria

A estratégia de transgenia descrita no enunciado utiliza como local de inserção do transgene o cloroplasto. Isso é possível pois essa organela vegetal apresenta material genético próprio. Essa característica evidencia a teoria endossimbiótica, a qual postula que cloroplastos e mitocôndrias têm como ancestral um procarioto unicelular parasita intracelular, o qual no decorrer do processo de evolução desenvolveu grande dependência em relação ao hospedeiro, adquirindo as características atuais.

Além do DNA próprio e circular, ribossomos próprios e semelhantes aos bacterianos, dupla membrana e divisão independente da célula são outras observações que corroboram a teoria endossimbiotica.

Para o desenvolvimento da estratégia descrita no enunciado é necessário que a organela utilizada possua DNA para inserção do transgene, como o cloroplasto, o que assinala a alternativa B como correta, por indicar a mitocôndria, única organela além do cloroplasto que apresenta material genético próprio.