Pular para o conteúdo

Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2 , CH4 , e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos de Química Nova na escola. São Paulo, n.5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

  • A) Evitando a rotação de culturas.
  • B) Liberando o CO2 presente no solo.
  • C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
  • D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
  • E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

A alternativa correta é letra C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

Como afirmado no texto, as práticas agrícolas se relacionam diretamente com a concentração de gases estufa na atmosfera: por um lado, a partir da atividade fotossintética, os vegetais realizam o sequestro de CO2, incorporando-o às moléculas orgânicas (carboidratos) que sintetizam. Por outro, pode haver liberação de CO2 e metano a partir da decomposição da matéria orgânica depositada no solo.

Das possibilidades apresentadas nas alternativas a que melhor atende à condição definida pela questão – práticas agrícolas que ajudem a minimizar o “agravamento do efeito estufa” – é a alternativa C, que sugere o aumento da matéria orgânica no solo como uma possibilidade de ação mitigatória.

É fundamental considerar na resolução do exercício a questão temporal: o aumento da quantidade de matéria orgânica no solo provoca, num primeiro momento, o aumento da ação decompositora realizada por bactérias e fungos, o que resultará, de imediato, em um aumento na liberação de CO2 para a atmosfera. Porém, a médio/longo prazo, a partir dos nutrientes disponibilizados aos vegetais pela decomposição da matéria orgânica, haverá um implemento no desenvolvimento dos produtores (aumento de biomassa), que passarão então, a absorver CO2 em maior quantidade, contribuindo assim, de forma mais efetiva, para diminuir a concentração de CO2 na atmosfera e minimizando o agravamento do aquecimento global.

Evitar rotação de culturas (alternativa A) não influencia a concentração de gases estufa e queimar a matéria orgânica que se deposita no solo (alternativa D) aumenta a quantidade de CO2 liberada para a atmosfera, contribuindo para a intensificação do aquecimento global e não contribuindo para amenizar o problema. A alternativa E sugere que atenuar a concentração de resíduos vegetais no solo pode ser uma prática mitigatória para o aquecimento global, fato que pode ter um efeito de redução da emissão de CO2 no curto prazo, porém, a falta de matéria orgânica limitaria o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, o sequestro de carbono, tornando esta ação pouco efetiva para o combate ao agravamento do aquecimento global no médio/longo prazo.