Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
- A) pai.
- B) filho.
- C) filha.
- D) avó materna.
- E) avô materno.
A alternativa correta é letra D) avó materna.
Durante a fecundação humana, o óvulo (gameta feminino) é o principal contribuinte na formação citoplasmática do zigoto, enquanto o espermatozóide (gameta masculino) contribui principalmente com material genético. Assim, os constituintes do citoplasma são herdados exclusivamente da mãe, inclusive a mitocôndria e seu DNA.
Por isso testes de homologia com DNA mitocondrial utilizam como parâmetro de comparação apenas indivíduos femininos que compõe o ramo de ancestralidade materna.
a) Incorreta. Considerando que o DNA mitocondrial é uma herança materna, não será observada homologia quando comparado o DNA mitocondrial de um individuo com o do seu pai.
b e c) Incorretas. As mitocôndrias do rapaz referido no enunciado não serão passadas para seus filhos, pois esse produzirá espermatozóides que não contribuirão expressivamente na constituição citoplasmática do zigoto durante a fecundação.
d) Correta. Como as mitocôndrias do rapaz foram herdadas por ele de sua mãe a qual também recebeu de sua mãe, avó do rapaz, haverá homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e de sua avó materna.
e) Incorreta. Uma vez que o rapaz herdou o DNA mitocondrial da mãe não haverá homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial de qualquer parente que compõe o ramo de ancestralidade paterna, inclusive o avô paterno.