Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio da cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
A*
A questão admite interpretações diversas quanto ao foco e, portanto, provoca dúvida na resolução.
Na introdução do enunciado a abordagem focaliza a otimização da SECREÇÃO de polímeros comestíveis – função que remete diretamente ao complexo golgiense, organela responsável pela secreção celular.
Na pergunta que antecede as alternativas, porém, é focalizado o MAIOR RENDIMENTO em relação aos polímeros a serem secretados, indicando a associação do processo com o retículo endoplasmático rugoso. Ocorre, assim, uma ambiguidade na colocação da situação problema ao candidato.
A análise do perfil das linhagens de microalgas estudadas também traz uma informação incompleta: qual o tipo de retículo endoplasmático mensurado nas linhagens consideradas – liso ou rugoso? Essa imprecisão compromete a interpretação dos dados apresentados.
Se considerarmos que o maior rendimento, e por consequência, secreção mais intensa do polímero, está na dependência tanto da presença de retículo rugoso ativo quanto complexo de golgi eficiente, a linhagem de alga mais adequada seria a II (alternativa B), pois são as microalgas que apresentam proporções importantes das duas organelas, o que resultaria em produtividade/secreção maiores – isto desde que o retículo endoplasmático referido no perfil seja o retículo rugoso.
Pela falta de exatidão na referência ao retículo endoplasmático, porém, é possível que o candidato seja conduzido a pensar apenas no aspecto SECREÇÃO CELULAR, o que apontaria a linhagem I (alternativa A) como a melhor possibilidade, pois é a que apresenta maior proporção dessa organela.