A charge revela uma crítica aos meios de comunicação em especial à internet, porque
- A) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
- B) considera as relações sociais como mais importantes que as virtuais.
- C) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
- D) descreve com precisão as sociedades humanas do mundo globalizado.
- E) concebe a rede de computadores como o elo mais eficaz para a construção de relações sociais.
A alternativa correta é letra A) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
a) Correta. A ideia central da charge é de criticar a noção de que a disseminação das novas tecnologias da informação tenha aproximado os indivíduos. A internet, por exemplo, provoca de forma simultânea a junção e separação dos indivíduos.
b) Incorreta. Não se pode afirmar que a charge considere as relações sociais mais importantes do que as virtuais. A crítica é direcionada à ausência do indivíduo “no mundo real” devido ao seu excesso de envolvimento no mundo virtual, o que não significa afirmar que um tipo de relação seria mais importante do que o outro.
c) Incorreta. As charges, em grande medida, trabalham com a questão do exagero. Exagerando, o artista consegue atribuir uma ênfase maior à crítica que pretende realizar. Sendo assim, ocupar diferentes lugares através das redes sociais não é colocado como um fator positivo das sociedades contemporâneas.
d) Incorreta. A charge não é uma descrição da totalidade da vida humana no atual período da história. Na verdade, nem se pretende representar todos os aspectos das relações sociais contemporâneas, mas o autor procurou evidenciar apenas um desses aspectos: a organização das sociedades em rede.
e) Incorreta. A alternativa não completa adequadamente o enunciado, que solicita uma razão para a tirinha poder ser considerada uma crítica. Além disso, não há na charge qualquer referência à capacidade de produzir bem um determinado efeito desejado ou realizar bem qualquer tipo de tarefa. Nesse caso, a discussão sobre a eficiência do sistema de comunicação não é citada na charge.