Pular para o conteúdo

Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página — não para esquecê-lo, mas para não deixa-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus. Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul.

Disponível em: http://td.camara.leg.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado

  • A) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
  • B) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
  • C) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
  • D) estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
  • E) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

A alternativa correta é letra C) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.

a) Incorreta. Populismo é um conceito aplicado à América Latina em meados do século XX.

b) Incorreta. Totalitarismo é um conceito aplicado aos regimes políticos que surgiram no período entre guerras, caracterizados pela existência de um Estado forte e inquestionável.

c) Correta. A consolidação da democracia na África do Sul está diretamente relacionada ao fim do Apartheid, regime segregacionista que vigorou de 1948 até 1990.

d) Incorreta. A estagnação que dissemina a pauperização social certamente é um entrave à democracia. No entanto, na África do Sul, a questão mais marcante é a do Apartheid.

e) Incorreta. Conforme já mencionado, a consolidação da democracia na África do Sul relaciona-se à questão racial, segregação de negros através do Apartheid, portanto não existe qualquer correlação com fundamentalismo religioso.