Pular para o conteúdo
Início » Provas do ENEM com Resoluções Comentadas » Prova do ENEM 2013 com Respostas Comentadas » Prova de Linguagens e Códigos do ENEM 2013 Resolvida

Prova de Linguagens e Códigos do ENEM 2013 Resolvida

  • Questão 1

    Museu da Lingua Portuguesa.Oswald de Andrade:o oculpado de tudo.

    27 set .2011 a 29 jan.2012.São Paulo:Prol Gráfica, 2012

    O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem

    • A) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.
    • B) forma clássica da construção poética.
    • C) rejeição à ideia do Brasil como o pais do futebol.
    • D) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética.
    • E) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra A) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.

    a) Correta. A leitura crítica é possibilitada devido ao fato de associar, em relação ao título, uma identidade brasileira que busca superar o status de país colonizado para que se afirme como grande adversário de times de futebol dos países europeus, então colonizadores. Assim é que as anotações demonstram rico conhecimento futebolístico, pois que é demonstrado o domínio sobre o que vem a ser “Cette” (clube francês e não o numeral sete, como se poderia confundir devido à proximidade dos sons em sua pronúncia abrasileirada) e que “meia dúzia” indica também o placar em que se deu a vitória sobre a seleção portuguesa.

    b) Incorreta. As anotações não constituem a forma clássica da construção poética brasileira principalmente devido ao fato de contar com a possibilidade de subversão das regras clássicas: há dois possíveis autores de um mesmo poema e o poema tem o seu sentido construído exatamente a partir dessa coenunciação, na medida em que extrapola os limites dos versos.

    c) Incorreta. Não há rejeição à ideia de o Brasil ser o país do futebol, pois que a palavra Brasil aparece circulada para que se dê o devido destaque ao seu epíteto (inclusive tendo a palavra futebol realçada em letras maiúsculas).

    d) Incorreta. O leitor autor das observações claramente não é um estrangeiro, pois que demonstra domínio de conhecimento cultural (por exemplo, sabe sobre o Clube Paulistano e suas vitórias) e linguístico do Brasil (escreve em língua portuguesa).

    e) Incorreta. A observação feita em palavra de língua estrangeira é única (“Cette”), o que inviabiliza a ideia de que todas as anotações sirvam de lembretes de palavras tipicamente brasileiras para que as originais sejam substituídas.

  • Questão 2

    QUADRINHO QUADRADO

    Xavier, C. Disponível em: www.leitura.com.Acesso em 24 abr. 2010.

    Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

    • A) tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
    • B) enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
    • C) apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático entre o leitor e o livro.
    • D) fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
    • E) retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre o leitor e obra.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra D) fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.

    O enunciado em questão fala sobre função da linguagem, o que remete também à finalidade e ao objetivo da linguagem. Nesta questão, o ENEM quer novamente discutir o propósito do gênero textual. No caso trata-se de uma tirinha, que pode tanto ter finalidade de entretenimento quanto de reflexão, o que aproxima a tirinha em questão das funções poética e metalinguística (pelo conteúdo a que se reporta).

    a) Incorreta. A função que tenta persuadir o leitor é a apelativa. Nesse caso, deveríamos estar diante de uma propaganda.

    b) Incorreta. Se a percepção subjetiva do autor estivesse destacada neste gênero, teríamos alguma referência mais explícita à primeira pessoa ou ao autor do texto. Como num poema lírico, num relato pessoal, numa carta pessoal.

    c) Incorreta. Não há uma finalidade que tradicionalmente aponte para a interlocução entre leitor e livro. No entanto, o texto faz menção a tal interlocução, mas é improvável que possamos pensá-la em termos de superficialidade ou algo automático.

    d) Correta. O texto tem finalidade reflexiva, a partir da metalinguagem e das referências de conteúdo. Faz menção às formas material e linguística de um texto (por exemplo, papel e palavras, respectivamente) e conteúdo (histórias e sonhos descritos). Para além disso, deseja destacar a importância do leitor como um destes elementos que estruturam o livro, já que, em seu gesto leitor, participa do processo de produção de sentidos da obra, como pensado contemporaneamente pelos críticos literários, linguistas, sociólogos etc.

    e) Incorreta. Como dissemos no item anterior, a ênfase não recai sobre o processo, mas sobre o momento posterior, qual seja, a leitura do livro. Se o objetivo fosse retratar a produção do livro, teríamos algo como um gênero descritivo.

  • Questão 3

    (Tradução da placa: “Não me esqueçam quando eu for um nome importante.”)

    NAZARETH,P. Mercado de artes/Mercado de bananas. Miami Art Basel, EUA, 2011.Disponível em: www.40forever.com.br. Acesso em 31 de jul. 2012.

    A contemporaneidade identificada na performance/instalação do artista mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele

    • A) resgata conhecidas referências do modernismo mineiro.
    • B) utiliza técnica e suportes tradicionais na construção de formas.
    • C) articula questões de identidade, território e código de linguagens.
    • D) imita o papel das celebridades no mundo contemporâneo.
    • E) camufla o aspecto plástico e a composição visual de sua montagem.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra C) articula questões de identidade, território e código de linguagens.

    a) Incorreta. Não há correlação entre o fato de o artista ser mineiro e a proposta de sua arte resgatar traços modernistas mineiros, mesmo porque a placa está escrita em língua espanhola enquanto que o movimento modernista (do Brasil em geral) tinha como um de seus objetivos a construção de uma identidade nacional a partir de sua língua nacional e dos regionalismos.

    b) Incorreta. O enunciado não oferece subsídios para que se argumente em relação a técnicas e suportes tradicionais.

    c) Correta. É possível identificar a construção de uma imagem identitária (o pertencimento a uma classe social não privilegiada, evidenciada pelo penteado utilizado pelo indivíduo em destaque na foto, pelo veículo velho em segundo plano e pelas frutas nele contidas – estes últimos podendo ser associados a uma ocupação social) associada ao pertencimento a um território, já demarcado inclusive pela língua adotada (o código linguístico). A placa traz ainda uma quebra de expectativas ao associar a identidade construída a um valor positivo.

    d) Incorreta. Não há correlação entre o indivíduo retratado na figura e alguma prática relacionada a celebridades.

    e) Incorreta. Não é adequado associar o trabalho do artista a uma tentativa de camuflar a artificialidade de sua montagem. Considerando que é o próprio artista quem a protagoniza, a instalação é artificial por retratar um tipo social e não um indivíduo flagrado em situação real, entretanto, não há indícios de uma tentativa de camuflar sua composição artística.

  • Questão 4

    CASADOS E INDEPENDENTES

    Um novo levantamento do IBGE mostra que o número de casamentos entre pessoas na faixa dos 60 anos cresce, desde 2003, a um ritmo 60% maio que na população brasileira como um todo...

    ...e um fator determinante é que cada vez mais pessoas nessa idade estão no mercado de trabalho, o que lhes garante a independência financeira necessária para o matrimônio.

    Fontes: IBGE e Organização Internacional do Trabalho (OIT)

    *Com base no último dado disponível. 2008.

     

    Os gráficos expõem dados estatísticos por meio de linguagem verbal e não verbal. No texto, o uso desse recurso

    • A) exemplifica o aumento da expectativa de vida da população.
    • B) explica o crescimento da confiança na instituição do casamento.
    • C) mostra que a população brasileira aumentou nos últimos cinco anos.
    • D) indica que as taxas de casamento e emprego cresceram na mesma proporção.
    • E) sintetiza o crescente número de casamentos e de ocupação no mercado de trabalho.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra E) sintetiza o crescente número de casamentos e de ocupação no mercado de trabalho.

    a) Incorreta. O texto não menciona a questão da expectativa de vida da população diretamente.

    b) Incorreta. O texto aponta que, na população acima dos 60 anos, o crescimento dos casamentos é 60% maior que no restante da população. Tal informação sugere (apenas sugere) que uma parte da população não vê a instituição do casamento com confiança. Tal leitura permitida invalida a alternativa.

    c) Incorreta. O texto não fala sobre o crescimento populacional, nem o sugere.

    d) Incorreta. Como não se compara o antes e o depois em relação à taxa de casamento da população, não é possível extrair a proporção entre esta e a taxa de emprego.

    e) Correta. Os gráficos sintetizam informações que relacionam o aumento de pessoas ativas com mais de 60 anos e um aumento também no casamento dessas pessoas, chamando a atenção para uma possível relação entre esses elementos.

  • Questão 5

    Leia o texto a seguir:

    O QUE É BULLYING VIRTUAL OU CYBERBULLYING?

    É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.

    Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. ”O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retornar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    Disponível em :HTTP://revistaescola.abril.com.br.Acesso em:3 ago. 2012(adaptado)

     

    Segundo o texto, com as tecnologias de informações e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de

    • A) atingir um grupo maior de espectadores.
    • B) dificultar a identificação do agressor incógnito.
    • C) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.
    • D) possibilitar a participação de um número maior de autores.
    • E) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra B) dificultar a identificação do agressor incógnito.

    a) Incorreta. O texto não faz menção à quantidade de pessoas atingidas pela prática.

    b) Correta. O texto deixa claro que se trata de uma extensão do que é feito na escola, mas com o agravante de que não estão cara a cara. Logo depois diz, “Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade (...) e os efeitos podem ser tão graves ou piores”. Ou seja, ser incógnito amplificaria as consequências cruéis do bullying.

    c) Incorreta. Esta alternativa poderia ser considerada correta se, além de vítima, fosse incluído o autor em sua formulação.

    d) Incorreta. Não se fala no número de autores no texto.

    e) Incorreta. Ainda que citadas, as ferramentas não têm relação com a gravidade do bullying, podendo ser tomadas como os espaços virtuais em que agora ocorrem, em analogia aos espaços “reais” em que ocorriam anteriormente.

  • Questão 6

    O QUE A INTERNET ESCONDE DE VOCÊ

    Sites de buscas manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo – e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você pode acessar, há 400 outros invisíveis. Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet.

    GRAVATÁ. A. Superinteressante, São Paulo,ed.297,2011 (adaptado).

     

    Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda

    • A) representa a amplitude de informações que compõem a internet, às quais temos acesso em redes sociais e sites de busca.
    • B) faz uma denúncia quanto às informações que são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido conotativo.
    • C) diz respeito a um buraco negro digital, onde estão escondidas as informações buscadas pelo usuário nos sites que acessa.
    • D) está associada a um conjunto de restrições sociais presentes na vida daqueles que estão sempre conectados à internet.
    • E) remete às bases de dados da web, protegida por senhas ou assinantes e às quais o navegador não tem acesso.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra B) faz uma denúncia quanto às informações que são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido conotativo.

    a) Incorreta. Esta alternativa é equivocada por apresentar a ideia de estar a venda associada à “amplitude de informações”. Em qualquer circunstância, olhos vendados representariam restrições, limitações a algo (como o faz o conhecido símbolo da justiça).

    b) Correta. A ideia de “denúncia” se verifica na medida em que o objetivo da matéria (cujo trecho inicial foi explicitado na questão) era, de fato, expor aos leitores um “lado oculto”, ou seja, um lado que as pessoas em geral normalmente não veem. É também adequado considerar que a venda está sendo empregada em seu sentido conotativo (este como sendo o sentido alcançado para além do significado literal de qualquer signo), pois que não está literalmente cobrindo os olhos de alguém para que algo concreto não seja visto, mas para que o conhecimento sobre uma informação não seja alcançado.

    c) Incorreta. Não há no trecho do texto evidenciado qualquer indício sobre um “buraco negro” onde se escondem informações. Aliás, não se trata de omissão de informações, mas de seleção hierárquica delas – e, portanto, de alçá-las aos olhos do usuário, fazendo com que este seja manipulado por ter diante de si apenas o que foi selecionado como mais relevante/interessante.

    d) Incorreta. Não é possível associar a restrição de informações a questões sociais. A partir da leitura do texto, vê-se uma manipulação que talvez opere indistintamente, uma vez que a interpelação (o direcionamento do texto ao leitor) é genérica (evidenciada pelo “você”) e não específica (como seria em “você, adolescente” ou “você, mulher”).

    e) Incorreta. Não é possível associar a venda na figura à base de dados. A correlação com os dados da web talvez seja possível com a representação do cérebro humano na figura, que aparece como um depósito contendo “pedaços” aleatórios de engrenagens e não um sistema complexo construído – sendo essa a ideia a que melhor dialogaria com a informação de que os sites de busca manipulam resultados de pesquisas e, por isso, não se tem acesso ao conteúdo em sua totalidade.

  • Questão 7

    PARA CARR, INTERNET ATUA NO COMÉRCIO DA DISTRAÇÃO

    Autor de “A Geração Superficial” analisa a influência da tecnologia na mente

    O jornalista Nicholas Carr acredita que a internet não estimula a inteligência de ninguém. O autor explica descobertas cientificas sobre o funcionamento do cérebro humano e teoriza sobre a influência da internet em nossa forma de pensa.

    Para ele, a rede torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.

    Mais: Carr afirma que há empresas obtendo lucro com a recente fragilidade de nossa atenção. ”Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”, avalia.

    “Essas empresas estão no comércio da distração e são experts em nos manter cada vez mais famintos por informação fragmentada em partes pequenas. É claro que elas têm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulsão por tecnologia.”

    Roxo. E. Folha de São Paulo, 18 fev. 2012 (adaptado)

    A crítica do jornalista norte-americano que justifica o título do texto é a de que a internet

    • A) mantém os usuários cada vez menos preocupados com a qualidade da informação.
    • B) torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.
    • C) desestimula a inteligência, de acordo com descobertas científicas sobre o cérebro.
    • D) influencia nossa forma de pensar com a superficialidade dos meios eletrônicos.
    • E) garante a empresas a obtenção de mais lucro com a recente fragilidade de nossa atenção.
    FAÇA COMENTÁRIOS

    A alternativa correta é letra E) garante a empresas a obtenção de mais lucro com a recente fragilidade de nossa atenção.

    O estudante deve observar o que é dito pelo enunciado com muito cuidado nesta questão. Ele solicita a crítica do jornalista que justifica o título “Para Carr, internet atua no comércio da distração”.

    a) Incorreta. O texto não menciona a preocupação dos usuários com a qualidade da informação.

    b) Incorreta. Esta crítica aparece no texto, no entanto, ela se relaciona com o título parcialmente, porque não faz menção ao uso econômico que se faz do caráter raso de tais ideias.

    c) Incorreta. Desestimula a inteligência de acordo com interpretações do autor sobre pesquisas de funcionamento do cérebro humano, e não porque as pesquisas sentenciam que a Internet desestimula a inteligência.

    d) Incorreta. Não são os meios eletrônicos rasos, mas sim o modo como as informações são gerenciadas por algumas empresas e os hábitos dos usuários.

    e) Correta. Nesta alternativa os dois elementos principais do título estão em destaque: comércio (obtenção de mais lucro) e distração (fragilidade de nossa atenção). No texto, tais informações são obtidas no último parágrafo, em que é destacado um trecho de sua entrevista: “Essas empresas estão no comércio da distração e são experts em nos manter cada vez mais famintos por informação fragmentada em partes pequenas. É claro que elas têm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulsão por tecnologia.”

  • Questão 8

    CAPÍTULO LIV – A PÊNDULA

    Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida, imaginava então um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e o da morte, e a contá-las assim:

    — Outra de menos...

    — Outra de menos...

    — Outra de menos...

    — Outra de menos...

    O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos. Invenções há, que se transformaram ou acabaram; as mesmas instituições morreram; o relógio é definitivo e perpétuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.

    Naquela noite não padeci esta triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados.

    ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).

     

    O capítulo apresenta o instante em que o Brás Cubas revive a sensação do beijo trocado com Virgília, casada com Lobo Neves. Nesse contexto, a metáfora do relógio desconstrói certos paradigmas românticos, porque

    a) o narrador e Virgília não têm percepção do tempo em seus encontros adúlteros.

    b) como “defunto autor”, Brás Cubas reconhece a inutilidade de tentar acompanhar o fluxo do tempo.

    c) na contagem das horas, o narrador metaforiza o desejo de triunfar e acumular riquezas.

    d) o relógio representa a materialização do tempo e redireciona o comportamento idealista de Brás Cubas.

    e) o narrador compara a duração do sabor do beijo à perpetuidade do relógio.

      FAÇA COMENTÁRIOS

      S/A

       

    • Questão 9

      Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.

      (Rodrigues,S.Sobre palavras.Veja,São Paulo,30 nov. 2011)

       

      Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:

      • A) “[...] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
      • B) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [...].”
      • C) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava 'influência dos astros sobre os homens'."
      • D) “O segundo era penas um a forma nominal do verbo gripper [...]."
      • E) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
      FAÇA COMENTÁRIOS

      A alternativa correta é letra E) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”

      a) Incorreta. Neste trecho nenhum elemento anterior fora retomado pelo autor do texto.

      b) Incorreta. Neste caso, não ocorre elipse do sujeito. O sujeito encontra-se explícito, no entanto posposto em relação ao predicado: A epidemia de gripe partiu da Itália em 1743.

      c) Incorreta. Neste caso, a coesão de retomada (ou referencial) é feito por “o primeiro”, que tem a função sintática de sujeito, estando, portanto, explícito.

      d) Incorreta. Neste caso, a coesão de retomada (ou referencial) é feito por “o segundo”, que tem a função sintática de sujeito, estando, portanto, explícito.

      e) Correta. Na oração subordinada, neste item, o sujeito encontra-se oculto, mas é possível inferi-lo do contexto: “Supõe-se que [o verbo gripper] fizesse referência (...)”.

    • Questão 10

      O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação — essencialmente a internet e os meios de comunicação — por que esta é a principal via que esses movimentos encontram para chega àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus calores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.

      Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).

       

      Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve uma queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que

      • A) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
      • B) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
      • C) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes da internet.
      • D) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
      • E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
      FAÇA COMENTÁRIOS

      A alternativa correta é letra E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.

      a) Incorreta. Segundo o texto, a internet transmite determinados valores de determinados grupos, no entanto, nem o enunciado, nem o autor, atribuem um valor se são ou não verdadeiros.

      b) Incorreta. A consciência (no sentido de valores compartilhados) não nasceu com a Internet, mas encontrou nesta um meio sui generis de transmissão.

      c) Incorreta. Embora o acontecimento citado tenha relação com a deposição de um suposto governante antidemocrático, não se pode afirmar que este seja o objetivo do que a alternativa chama de revolução tecnológica. Na verdade, a Internet, para alguns autores da Sociologia ou da Linguística, produzem esses eventos acidentalmente.

      d) Incorreta. É possível encontrar regimes opressores que se utilizem das ferramentas tecnológicas para servirem aos seus propósitos, no entanto, o texto e o exemplo do enunciado destacam o uso feito pelos cidadãos em geral, em face aos valores de seus grupos e em relação a possíveis atitudes que tomam com os governantes.

      e) Correta. As mobilizações para a derrubada de Mubarak no Egito e outras ações vultosas pelo mundo indicam a capacidade dessas ferramentas em permitir que as pessoas adiram em massa a determinados valores, bem como compartilhem e multipliquem esses valores. O texto explicita esse potencial da rede ao destacar que os movimentos encontram na internet e nos meios de comunicação a principal via de acesso para partilhar valores e atuar na consciência da sociedade em seu conjunto.

      OBS: Essa questão faz referência à Competência 9 dos Eixos Cognitivos do ENEM. Embora tome o texto como referência, é possível extrapolar o texto e pensá-lo em relação aos conhecimentos que o candidato tem sobre os impactos que a web e suas ferramentas produzem sobre os usuários e os leitores.

    1 2 3 5