Pular para o conteúdo

QUERÔ

DELEGADO — Então desce ele. Vê o que arrancam desse sacana.

SARARÁ — SÓ que tem um porém. Ele é menor.

DELEGADO — Então vai com jeito. Depois a gente entrega pro juiz.

(Luz apaga no delegado e acende no repórter, que se dirige ao público.)

REPÓRTER — E o Querô foi espremido, empilhado, esmagado de corpo e alma num cubículo imundo, com outros meninos. Meninos todos espremidos, empilhados, esmagados de corpo e alma, alucinados pelos seus desesperos, cegados por muitas aflições. Muitos meninos, com seus desesperos e seus ódios, empilhados, espremidos, esmagados de corpo e alma no imundo cubículo reformatório. E foi lá que o Quero cresceu.

MARCOS, P. Melhor teatro. São Paulo: Global, 2003 (fragmento).

 

No discurso do repórter, a repetição causa um efeito de sentido de intensificação, construindo a ideia de

  • A) opressão física e moral, que gera rancor nos meninos.
  • B) repressão policial e social, que gera apatia nos meninos.
  • C) polêmica judicial e midiática, que gera confusão entre os meninos.
  • D) concepção educacional e carcerária, que gera comoção nos meninos.
  • E) informação crítica e jornalística, que gera indignação entre os meninos.

A alternativa correta é letra A) opressão física e moral, que gera rancor nos meninos.

a) Correta. Na fala do repórter, é evidente a menção à opressão física e moral dos meninos (Meninos todos, espremidos, empilhados, esmagados de corpo e alma) e também ao rancor gerado pela condição (Muitos meninos, com seus desesperos e seus ódios).

b) Incorreta. Subentende-se a repressão policial e social nos meninos, mas ao contrário de apatia (ficarem sem desejo de reação), estes passam a ter ódio.

c) Incorreta. Pode-se pensar que a fala do repórter possa construir indiretamente uma polêmica judicial, devido ao trato considerado marginal, que a polícia lhes oferece. No entanto, não parece produzir nenhuma polêmica em relação à mídia, tampouco é possível dizer que a fala do repórter influencie os garotos de algum modo.

d) Incorreta. Os meninos não ficam comovidos ou emocionados, e tal termo parece ter uma conotação positiva. O contexto aponta a necessidade de pensar os sentimentos dos meninos em função de palavras que tragam uma carga semântica negativa.

e) Incorreta. Os meninos não são influenciados, no trecho, pelo relato do repórter de nenhum modo, mas sim pelo trato que recebem das autoridades sob o cárcere.