Pular para o conteúdo

A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.

GALILEI, G. O ensaiador. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu significava defender a

  • A) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.
  • B) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
  • C) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.
  • D) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
  • E) inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

A alternativa correta é letra C) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.

a) Incorreta. Na verdade, a posição de Galileu terminava por romper com qualquer forma de fundamento religioso para o conhecimento, uma vez que este introduziu os três princípios da ciência moderna, que consistem na observação, experimentação e regularidade científica para o estabelecimento de um conhecimento racional a respeito da natureza. Por esta razão, é incorreto afirmar que sua teoria teria vindo a estabelecer um vínculo entre ciência e fé.

b) Incorreta. O uso da linguagem matemática como forma de expressão das observações e experimentos, apesar de presente nos princípios científicos de Galileu, não devem ser aplicados nos estudos linguísticos, mas sim como forma de registrar observações e experimentos e apresentar reflexões sobre os mesmos.

c) Correta. Com sua teoria, Galileu estabelece um novo paradigma ao procedimento científico, uma vez que apresenta a possibilidade de quantificar a natureza. Tal fato, associado com seus estudos a respeito do movimento da Lua e do Sol, o levaram a reafirmar as ideias do heliocentrismo de Copérnico e, por consequência, entrar em conflito direto com a proposição geocêntrica da filosofia escolástica.

d) Incorreta. Em momento algum a Igreja revelou pretensão em conferir independência à investigação científica, mas sim em estabelecer um controle ainda mais acirrado sobre a mesma. Para isso a Igreja fazia uso do Tribunal do Santo Oficio como órgão responsável por perseguir e julgar todos que se opunham aos seus dogmas. Neste sentido, o posicionamento deste intelectual jamais poderia ser alinhado às propostas da Igreja.

e) Incorreta. Ao contrário do que é apontado nesta alternativa, este intelectual defendia que a matemática era a única maneira adequada capaz de propiciar uma explicação racional da natureza, uma vez que não dava espaço às interpretações dúbias.