Pular para o conteúdo

Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo do sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

 

  • A) aumentou a filtração glomerular.
  • B) produziu mais volume de urina.
  • C) produziu urina com menos ureia.
  • D) produziu urina com maior concentração de sais.
  • E) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

A alternativa correta é letra D) produziu urina com maior concentração de sais.

a) Incorreta. O aumento da filtração glomerular resultaria em um maior volume urinário e maior perda de água para o ambiente. Em situações como a exposta na questão os mecanismos fisiológicos atuam no sentido oposto.

b) Incorreta. O maior volume urinário, predominantemente composto de água, agravaria o problema da sede.

c) Incorreta. A ureia é retirada do sangue via filtração glomerular. Aumentar ou diminuir sua eliminação não tem reflexo expressivo na economia de água necessária frente à situação proposta.

d) Correta. O sistema excretor humano, além de proporcionar a eliminação de resíduos metabólicos como a ureia e outros produtos nitrogenados, também atua na regulação da pressão arterial, manutenção da homeostase, no equilíbrio ácido base e muitos outros processos importantes para a manutenção da vida. A longa exposição ao sol pode ter contribuído para a perda de água no organismo dos estudantes. A impossibilidade de reposição dos líquidos perdidos pelo longo período citado desencadeia uma série de respostas fisiológicas que levam à economia de água e diminuição da sua perda para o ambiente. A longa privação de água provocou um aumento da tonicidade do plasma sanguíneo e possível diminuição da pressão arterial e, diante desse quadro, a neuroipófise aumenta a secreção do Hormônio Antidiurético (ADH). Tal hormônio alcança, via circulação sanguínea, os milhões de néfrons presentes na pirâmide renal, provocando um aumento na reabsorção de água nos túbulos renais e tubos coletores. Esse incremento na reabsorção tubular torna o filtrado glomerular mais concentrado de sais, resultando em uma menor perda de água para o ambiente e, consequentemente, uma economia significativa e adequada frente à situação em questão.

e) Incorreta. A redução da reabsorção de glicose e aminoácidos não altera significativamente a perda de água e por isso não representa uma economia da mesma.