Pular para o conteúdo

A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.

 

Disponível em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

 

Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é

 

  • A) colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor.
  • B) utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
  • C) passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
  • D) perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
  • E) cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.

A alternativa correta é letra E) cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.

Queimaduras provocam lesões na pele, importante órgão de barreira que atua como parte do sistema de defesa inata do organismo. Além de ser fundamental na proteção contra entrada de patógenos, a pele também protege o corpo contra perda de água, principal constituinte inorgânico do corpo humano essencial para inúmeros fenômenos biológicos. A partir do momento em que um indivíduo sofre uma queimadura, a sua pele perde integridade e tem a atividade protetora comprometida, uma vez que o corpo se torna mais vulnerável à perda de água e entrada de microrganismos. Sendo assim, são necessários diversos cuidados com as lesões, visando minimizar danos e garantir a adequada recuperação e cicatrização tecidual.

Embora muito populares, a aplicação de gelo, manteiga ou creme dental não possuem atividade terapêutica quando aplicados sobre queimaduras. Tais produtos podem dar a temporária sensação de frescor, minimizando a dor causada pela queimadura. Porém, tais produtos podem aderir à pele lesionada e causarem mais dor e lesões quando forem removidos da pele.

Perfurar a flictena é um procedimento bastante inadequado e perigoso, uma vez que ao ser rompida, esta expõe os tecidos subcutâneos ao meio externo, o que pode permitir a entrada de patógenos que encontrarão na queimadura um ambiente propício para instalação e proliferação, agravando os sintomas da lesão.

Com a lesão da pele provocada pela queimadura, a região afetada estará mais suscetível à desidratação, uma vez que a principal barreira contra perda de água do corpo foi danificada. A aplicação de gazes molhadas é um bom método de procedimento a ser feito antes do paciente ser levado para atendimento médico. A água presente na gaze promoverá a manutenção da hidratação da pele, além de contribuir para diminuição da sensação de dor. Além disso, a gaze cria uma barreira mecânica, dificultando o acesso dos patógenos aos tecidos corporais e minimizando a ocorrência de possíveis infecções.