O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.
Em um mesmo organismo a diferenciação dessas células ocorre por
- A) produzirem mutações específicas.
- B) possuírem DNA mitocondrial diferentes.
- C) apresentarem conjuntos de genes distintos.
- D) expressarem opções distintas do genoma.
- E) terem um número distinto de cromossomos.
A alternativa correta é letra D) expressarem opções distintas do genoma.
A diferenciação celular é o processo pelo qual as células assumem formas e funções específicas, podendo, a partir de então, atuarem sozinhas, como os gametas, ou associando-se com células semelhantes, formando os tecidos.
O início da vida de um ser sexuado é marcado pelo fim da fecundação e a formação da primeira célula, denominada zigoto, que apresenta o rearranjo gênico do novo organismo. O zigoto sofrerá sucessivas mitoses formando um conjunto de oito células tronco-totipotentes, assim chamadas devido sua habilidade de gerar o novo organismo. Com o decorrer do desenvolvimento do embrião, suas células aumentam o grau de diferenciação, sendo agora formado por células pluripotentes, as quais são capazes de gerar diversos tipos celulares, porém, não formam um novo organismo completo sozinhas.
Nesses processos as células são direcionadas por morfógenos, substâncias sinalizadoras que, de acordo com a sua concentração, irão desencadear determinada resposta celular, resultando na ativação ou inativação de genes, o que determinará as características de cada célula. Assim, com exceção dos gametas que possuem ploidia reduzida, as demais unidades celulares de um organismo apresentam o mesmo material genético contido em seu zigoto, diferenciando-se apenas pelos genes que estão ativos e inativos.
a) Incorreta. Mutações ocorrem ao acaso durante a síntese de material genético gerando variabilidade genética e, apesar de poder produzir células distintas, não é o processo responsável pela diferenciação celular durante a formação dos tecidos.
b) Incorreta. Como elucidado acima, todas as células de um organismo pluricelular derivam de sucessivas divisões do zigoto. Como o citoplasma do zigoto é oriundo do ovócito, o gameta feminino, todas as organelas celulares apresentam origem materna, inclusive as mitocôndrias. Dessa forma, o DNA mitocondrial de todas as células de um organismo é idêntico, e não diferente, como aponta essa alternativa.
c) Incorreta. Todos os tipos celulares de um indivíduo pluricelular apresentam o mesmo conjunto de genes, pois se originam de uma única célula, o zigoto.
d) Correta. Como explicado anteriormente, a diferença entre os tipos celulares está na diferente expressão gênica da célula ou, em outras palavras, que genes estão ativos ou inativos.
e) Incorreta. Apesar das células gaméticas apresentarem apenas metade da ploidia da espécie, todas as demais células em condições normais contêm o mesmo número de cromossomos.