Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular da região de onde se originou a ligação. Em uma região, um aparelho está na área de cobertura de cinco torres, conforme o esquema.
Considerando que as torres e o celular são puntiformes e que estão sobre um mesmo plano, qual o número mínimo de torres necessárias para se localizar a posição do telefone celular que originou a ligação?
- A) Uma.
- B) Duas.
- C) Três.
- D) Quatro.
- E) Cinco.
A alternativa correta é letra C) Três.
A comunicação entre cada torre (T) e o telefone celular ocorre por radiação eletromagnética, cuja velocidade de propagação é constante em determinado meio.
A distância entre uma dada torre e o telefone celular é calculada pelo produto do intervalo de tempo de resposta e a velocidade de propagação da radiação eletromagnética.
Essa distância corresponde ao raio (R) da circunferência (centrada na torre) sobre a qual encontra-se o telefone celular.
A interseção de duas dessas circunferências determinará no plano duas possíveis posições para o telefone celular.
Assim, a interseção com uma terceira circunferência será necessária e suficiente para finalmente determinar a posição do telefone celular.