Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(à)
- A) oscilação genética das raças.
- B) convergência adaptativa das raças.
- C) isolamento geográfico que ocorre entre as raças.
- D) seleção natural que ocorre entre as raças.
- E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.
A alternativa correta é letra E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.
O conceito reprodutivo de espécie determinado pelo biólogo evolucionista Ernst Mayr afirma que todos os organismos que se reconhecem como semelhantes no ambiente e são capazes de gerar organismo férteis por cruzamento são da mesma espécie. Apesar de esse conceito ser amplamente utilizado, ele deixa algumas lacunas, como a determinação de espécies em seres assexuados e fósseis. Ademais, a ausência de reprodução direta entre dois grupos de organismos não inviabiliza a presença de fluxo gênico entre eles.
Vamos imaginar uma situação hipotética em que quatro raças – I, II, III e IV – de uma espécie qualquer, apresentam diferenças morfológicas selecionadas por viverem em ambientes distintos. Imagine que essas diferenças aumentam de acordo com a distância numérica entre elas. Assim, a raça I é semelhante à II, mas muito diferente da IV.
Nesse contexto, a raça I cruza com a raça II, porém é incapaz de se reproduzir com a raça IV. Mesmo assim, genes que estão presentes na raça I podem ser encontrados na raça IV. Como? Eles são transmitidos pela raça I para a raça II, que, por conseguinte, passa para a raça III, que é capaz de se reproduzir com a raça IV. Assim, mesmo não ocorrendo troca direta de genes entre as raças I e IV, existe fluxo gênico entre elas, miscigenando suas características e mantendo-as, portanto, dentro da mesma espécie. Pelo caminho inverso, genes presentes na raça IV atingem a raça I.
a) Incorreto. Oscilação genética, deriva alélica, deriva genética ou deriva gênica, é um mecanismo que modifica aleatoriamente as frequências alélicas ao longo do tempo. A variação da taxa gênica em cada grupo racial não se relaciona com o conceito de espécie.
b) Incorreto. O processo de convergência adaptativa ocorre em grupos de organismos que estão sob a mesma pressão seletiva e por isso acumulam características semelhantes. Nesse caso, apesar de a convergência reduzir as diferenças morfológicas entre os grupos, não garante a ausência de especiação entre as raças.
c) Incorreto. Raças isoladas por barreiras geográficas não apresentam fluxo gênico, o que permite que cada grupo acumule características distintas, possibilitando a especiação.
d) Incorreto. A seleção natural não reduz necessariamente as diferenças entre as raças, mas conduz para que essas populações acumulem características favoráveis à sobrevivência no meio em que se encontram.
e) Correta. Assim como justificado acima, ocorre fluxo gênico entre as raças diferentes, o que inviabiliza a conclusão de um processo de especiação entre as populações.