O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georretefenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
- A) expansão da fronteira agrícola.
- B) remoção de populações nativas.
- C) superação da condição de pobreza.
- D) valorização de identidades coletivas.
- E) implantação de modernos projetos agroindustriais.
A alternativa correta é letra D) valorização de identidades coletivas.
Essa questão aborda um importante projeto cartográfico que tem como finalidade empoderar as comunidades tradicionais da Amazônia, oferecendo mecanismos de controle, conhecimento e valorização de seus territórios. O trecho a seguir foi retirado do site oficial do projeto: “O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) tem como objetivo dar ensejo à auto-cartografia dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Com o material produzido, tem-se não apenas um maior conhecimento sobre o processo de ocupação dessa região, mas sobretudo uma maior ênfase e um novo instrumento para o fortalecimento dos movimentos sociais que nela existem. Tais movimentos sociais consistem em manifestações de identidades coletivas [grifo nosso], referidas a situações sociais peculiares e territorializadas.”
a) Incorreta. A expansão da fronteira agrícola no Brasil avança sobre as áreas ocupadas por populações tradicionais (principalmente populações indígenas), ou seja, ela colabora com a expropriação dessas comunidades.
b) Incorreta. O objetivo do projeto é justamente viabilizar a fixação permanente das populações nativas mediante o empoderamento citado anteriormente.
c) Incorreta. Apesar do projeto indiretamente contribuir para a melhoria de vida das populações tradicionais, a superação da condição de pobreza ainda depende de outros fatores (acesso à serviços públicos básicos) para se efetivar.
d) Correta. O objetivo do projeto é justamente a valorização das identidades coletivas, vide trecho em negrito do texto introdutório.
e) Incorreta. Os modernos projetos agroindustriais são implantados majoritariamente em áreas dotadas de sistemas de infraestrutura e logística, com intenso uso de insumos agrícolas (agrotóxicos, fertilizantes, maquinários) o que não condiz com as áreas ocupadas por populações tradicionais.