Pular para o conteúdo

Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.

CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n.312, out.2011.

 

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de

  • A) monitoramento da produção.
  • B) valorização do preço da terra.
  • C) correção dos fatores climáticos.
  • D) divisão de tarefas na propriedade.
  • E) estabilização da fertilidade do solo.

A alternativa correta é letra A) monitoramento da produção.

a) Correta. A introdução de novas tecnologias no campo promove a adequação das etapas produtivas a processos que as otimizam, reforçando a expansão de uma agricultura científica globalizada que confere racionalidade e aumento da produtividade à atividade agrícola moderna.

b) Incorreta. O texto não faz menção ao aspecto econômico de valorização fundiária no campo, mas a elementos técnicos vinculados à produção.

c) Incorreta. Embora a irrigação seja um processo utilizado para corrigir a ausência de umidade dos solos, o tema principal que o texto aborda vincula-se à implementação de tecnologias no campo e às mudanças que isso ocasiona.

d) Incorreta. A divisão do trabalho na propriedade agrícola tecnificada tem sido restrita pelo uso de tecnologias automatizadas capazes de centralizar cada vez mais o controle de todas as etapas da produção.

e) Incorreta. O excerto apresentado fala da vulnerabilidade dos solos associada à variação dos níveis de umidade, sujeitos a medições para estabelecer a “quantidade de água de que a planta necessita”, além de abordar como os elementos técnicos podem contribuir para estabelecer os objetivos produtivos pretendidos. Portanto, não há certeza sobre a estabilidade da influência dos elementos naturais na atividade agrícola, tampouco se menciona o fator “fertilidade dos solos” no âmbito da questão.