Pular para o conteúdo

Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa de se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.

Na verdade, não existe uma distinção entre nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.

 

SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo- Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.

 

De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a)

 

  • A) suporte artístico.
  • B) nível tecnológico.
  • C) base antropológica.
  • D) concepção estética.
  • E) referencial temático.

A alternativa correta é letra C) c) base antropológica.

a)Incorreta. Os suportes artísticos utilizados por colonizadores são bastante diferentes dos utilizados por colonizados. Até o século XIX, há uma predominância na arte europeia de pinturas, esculturas, afrescos, tapeçarias e grandes obras arquitetônicas, enquanto no Novo Mundo a enorme variedade de culturas deu origem a uma profusão de suportes diferentes: desde grandes obras arquitetônicas, pinturas murais e esculturas em materiais nobres até máscaras, cestos, arte plumária, murais, entalhes em pedra, vasos, tecidos, monumentos fúnebres, etc.

b)Incorreta. O próprio texto enuncia a existência de uma diferença de desenvolvimento técnico entre colonizadores e colonizados.

c) Correta. O autor do texto afirma que as obras de arte europeias e produzidas pelos povos colonizados resultam de “impulsos humanos comuns”, ou seja, as obras são produzidas a partir de intenções e reações possíveis de existir em qualquer ser humano. Tal ideia pode ser traduzida pela expressão “base antropológica”.

d)Incorreta. A concepção estética varia imensamente de cultura para cultura, não sendo possível falar que as heterogêneas culturas nativas e a europeia tivessem uma convergência neste sentido.

e)Incorreta. O texto não menciona os temas tratados pela arte dos colonizadores e dos colonizados, mas é evidente que a enorme diferença de cultura e contexto fará com que europeus e colonizados representem em suas obras de arte temas diferentes entre si, apesar de certamente existir uma parcela que coincide.