Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it.
ANZALDÚA, G. E. Speaking in tongues: a letter to third world women writes. In: HERNANDEZ, J. B. (Ed.). Women writing resistance: essays on Latin America and the Caribean. Boston: South End, 2003.
Gloria Evangelina Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora Americana de origem Mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação o intuito da autora é evidenciar as
- A) razões pelas quais ela escreve.
- B) compensações advindas da escrita.
- C) possibilidades de mudar o mundo real.
- D) maneiras de ela lidar com seus medos.
- E) escolhas que ela faz para ordenar o mundo.
A alternativa correta é letra A) razões pelas quais ela escreve.
Traduzindo a citação de Glória Evangelina Anzaldúa temos:
Porque me sinto compelida a escrever? Porque escrever me poupa da complacência que temo. Porque não tenho escolha. Porque devo manter o espírito de minha revolta e eu mesma, vivos. Porque o mundo que crio, ao escrever, me compensa o que o mundo real não me dá. Escrevendo eu coloco ordem no mundo, lido com ele de maneira a entendê-lo.
a)Correta. A citação começa com uma pergunta: Por que me sinto compelida a escrever? E o restante do texto é sobre as razões pelas quais ela se sente compelida a escrever.
b)Incorreta. Embora a escritora mencione que o mundo que cria em seus escritos compensa o que o mundo real não lhe dá, essa é apenas uma das razões pelas quais escreve.
c) Incorreta. Em momento nenhum aparece a ideia de “mudar o mundo”. A escritora menciona que o mundo que cria em seus escritos compensa o que o mundo real não lhe dá, e que escrever a ajuda a organizar o mundo e a entendê-lo, mas não mudá-lo.
d)Incorreta. A única menção que o texto faz a “medos” é no início, quando diz que uma das razões que a fazem escrever é poupá-la da complacência a qual ela teme. Porém, não podemos dizer que isso corresponde a lidar com seus medos.
e)Incorreta. A escritora menciona que escrever a ajuda a organizar o mundo e a entendê-lo, mas o intuito da citação não é esse, e nenhuma outra escolha para ordenar o mundo é apresentada.