da sua memória
mil
e
mui
tos
out
ros
ros
tos
sol
tos
pou
coa
pou
coa
pag
amo
meu
ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela
- A) interrupção da fluência verbal, para testar os limites da lógica racional.
- B) reestruturação formal da palavra, para provocar o estranhamento do leitor.
- C) dispersão das unidades verbais, para questionar o sentido da lembrança.
- D) fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças.
- E) renovação das formas tradicionais, para propor uma nova vanguarda poética.
A alternativa correta é letra D) d) fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças.
a) Incorreta. Ainda que a estrutura do poema não corresponda aos padrões normalmente adotados para a modalidade escrita da língua portuguesa (principalmente no que concerne ao preenchimento total das linhas e à separação de sílabas), o que, em alguma medida, afeta a sua compreensão, não é possível sustentar a interrupção da fluência verbal ou a testagem dos limites da lógica racional, uma vez que a estrutura sintática, a qual permite o encadeamento lógico das ideias, se mantém, mesmo com a interferência estética.
b) Incorreta. De fato, o poema se caracteriza pela reestruturação formal da palavra, na medida em que propõe novas fronteiras entre as unidades; no entanto, não se pode afirmar que o estranhamento do leitor, efeito de sentido resultante de tal reestruturação, é o único, ou principal, propósito do texto.
c) Incorreta. Segundo o dicionário Houaiss, “dispersão” significa “separação (de pessoas ou coisas) por diferentes lugares”. Isso significa que a dispersão das unidades verbais contemplaria um poema diferentemente organizado, com palavras espalhadas pela página, por exemplo.
d) Correta. O poema de Arnaldo Antunes alia forma e conteúdo. As palavras, fragmentadas em porções que não necessariamente correspondem à separação silábica clássica, organizam-se em uma configuração estreita, criando e reforçando a ideia de confusão mental que é tema do texto. “Mil e muitos outros rostos soltos pouco a pouco apagam o meu” mostra o mecanismo “da sua memória”, conforme consta no título. Assim, verifica-se o diálogo entre a forma estreita do poema e o estreitamento das lembranças, que tornam os rostos (e a si mesmas) difusos.
e) Incorreta. Não existem subsídios, no poema ou no enunciado, que sustentem a ideia de que a expressividade atingida pelo poema se caracteriza pela proposição de uma nova vanguarda poética.