Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apolares. A parte iônica dos tensoativos interage com substâncias polares, e a parte lipofílica interage com apolares. A estrutura orgânica de um tensoativo pode ser representada por:
Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas moléculas formam um arranjo ordenado.
Esse arranjo é representado esquematicamente por:
- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra C)
Um tensoativo tem o caráter anfifílico ou anfipático, pois apresenta em sua cadeia parte apolar (cadeia carbônica) e a parte polar, constituída de íons. Com isso ocorre a formação de um polo positivo, no caso de tensoativos catiônicos, ou negativo, no caso de tensoativos aniônicos:
a) Incorreta. A parte apolar do tensoativo (cauda) apresenta atração por moléculas apolares, portanto não pode interagir diretamente com moléculas polares como a água, conforme indicado nesse esquema.
b) Incorreta. A parte apolar do tensoativo (cauda) não pode interagir diretamente com as moléculas da água, que são altamente polares.
c) Correta. A presença de íons carboxilatos no tensoativo, na sua extremidade polar, permite sua interação com as moléculas de água através de ligações de hidrogênio. A sua parte apolar (cauda) irá interagir com as moléculas apolares encontradas no ar (N2 e O2).
d) Incorreta. A parte apolar do tensoativo (cauda) não pode interagir diretamente com as moléculas da água, que são altamente polares, além disso, a densidade dos tensoativos normalmente é menor do que a da água, e por isso, eles costumam se acumular na superfície.
e) Incorreta. O esquema está apresentando a interação direta entre a parte apolar de tensoativo (cauda) e as moléculas de água, o que não pode ocorrer.