Pular para o conteúdo

 

Uma scena franco-brazileira: “franco” – pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessôas da grande capital: “brasileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Illustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout.)

A Illustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado).

 

A página do periódico do início do século XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto:

 

  • A) Prestador de serviços gerais.
  • B) Exportador de bens industriais.
  • C) Importador de padrões estéticos.
  • D) Fornecedor de produtos agrícolas.
  • E) Formador de padrões de consumo.

A alternativa correta é letra D) Fornecedor de produtos agrícolas.

O enunciado dessa questão é mal redigido e possibilita, em uma primeira leitura, duas possibilidades de respostas.

O comando da questão solicita um “elemento da cultura francesa”, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial”.

No caso de nos atermos somente ao “ importante elemento da cultura francesa” que aparece na imagem, seria possível assinalar a alternativa e – “formador de padrões de consumo”, tendo em vista que o consumo de café na sociedade francesa estava associado à um contexto social bastante específico, bem como à um grupo social que o consumia.

No entanto, a segunda parte do comando solicita que esse mesmo “importante elemento da cultura francesa” seja “revelador do papel brasileiro na economia”. Ou seja, devemos buscar na alternativa um aspecto que atenda a esses dois critérios. Desse modo, a alternativa E é inviabilizada, já que os padrões de consumo franceses não apresentam relação direta com o papel econômico do Brasil na economia. Ou seja, assinalamos a alternativa D, pois o fornecimento de produtos agrícolas do Brasil é a única relação possível proposta que podemos depreender da imagem e do texto entre o elemento da cultura francesa e o papel econômico. O Brasil do início do século XX não se caracterizava por ser prestador de serviços gerais ou exportador de bens industriais, o que invalida as alternativas A e B. Por fim, embora de fato a elite do Brasil do período tivesse grande apreço pelos padrões estéticos importados, e principalmente da França, esse fenômeno não se relaciona com a posição de nosso país na economia mundial do período, o que torna incorreta a alternativa C.