Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.
Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.
Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.
VILLELA, M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGVRAE, 2011 (adaptado)
A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para
- A) apresentar informações e comentários sobre o livro.
- B) noticiar as descobertas científicas oriundas da pesquisa.
- C) defender as práticas sustentáveis de manejo da madeira.
- D) ensinar formas de combate à exploração ilegal de madeira.
- E) e) demonstrar a importância de parcerias para a realização da pesquisa.
A alternativa correta é letra A) a) apresentar informações e comentários sobre o livro.
a) Correta. O objetivo do texto em questão é resenhar o livro Madeira de ponta a ponta, ou seja, apresentar um resumo de seu conteúdo acompanhado de apreciação crítica. Pode-se verificar essa intenção por meio dos dois primeiros parágrafos – que descrevem resumidamente o assunto abordado pela obra – e do último parágrafo – que traz uma validação do livro, feita por meio de elogios ao trabalho, configurando uma crítica positiva.
b) Incorreta. O texto não trata de descobertas científicas, mas de uma investigação sobre a exploração econômica da madeira, na floresta Amazônica.
c) Incorreta. O excerto não defende as práticas sustentáveis de manejo da madeira, inclusive porque não chega a tratar desse assunto, mencionando apenas que a obra Madeira de ponta a ponta relata práticas positivas de produção, transporte e comercialização de tal matéria prima.
d) Incorreta. As formas de combater a exploração ilegal de madeira na Amazônia não são focalizadas pelo texto, pois sua intenção não é problematizar tal questão, mas apresentar o livro Madeira de ponta a ponta.
e) Incorreta. A alternativa não é sustentada pelo excerto, pois a questão das parcerias sequer chega a ser mencionada.