A epilação a laser (popularmente conhecida como depilação a laser) consiste na aplicação de uma fonte de luz para aquecer e causar uma lesão localizada e controlada nos folículos capilares. Para evitar que outros tecidos sejam danificados, selecionam-se comprimentos de onda que são absorvidos pela melanina presente nos pelos, mas que não afetam a oxi-hemoglobina do sangue e a água dos tecidos da região em que o tratamento será aplicado. A figura mostra como é a absorção de diferentes comprimentos de onda pela melanina, oxi-hemoglobina e água.
Qual é o comprimento de onda, em nm, ideal para a epilação a laser?
- A) 400.
- B) 700.
- C) 1100.
- D) 900.
- E) 500.
A alternativa correta é letra B) 700.
Para que a epilação a laser ocorra sem causar danos teciduais fora dos folículos capilares, o comprimento de onda utilizado no processo deve ser minimamente absorvido pela oxi-hemoglobina e pela água, e absorvido pela melanina.
No gráfico, observa-se que a absorção da radiação de comprimento de onda 700 nm pela oxi-hemoglobina é igual a 0%. Esta radiação também está compreendida no intervalo que não é absorvido pela água, abaixo de 900 nm. Desta forma, radiação de comprimento de onda 700 nm é o ideal para a epilação.